quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Futebol X Matemática


Dizem que futebol é uma caixinha de surpresas, mas há quem acha que através de estudos matemáticos é possível saber quem será campeão ou rebaixado. Essa onda de misturar esporte com números, passou a virar mania em 2003, quando houve uma mudança no regulamento do Campeonato Brasileiro e desde então a competição passou a ser por pontos corridos.
Matemáticos fazem seus estudos com base no desempenho das equipes durante o torneio ou no último ano, mando de campo e qualidade dos adversários, mas o que tem mais peso são os resultados mais recentes. Fatores considerados imprevistos, como: contratações, suspensões, lesões, histórico de títulos do time, torcida, peso da camisa, mudanças de técnico, erros de arbitragem e mala branca não são levados em conta.
Justamente por esses imprevistos que muitos torcedores não acreditam que o futebol tenha lógica com matemática. Alguns dizem que números no esporte servem apenas para marcas pontos, quantidade de vitórias e de gols, outros levam em consideração a margem de erro desses cálculos, já que, muitas vezes, um time tem mais chance de ganhar devido a sua tradição, mas há casos em que o time pequeno vence o favorito, existem também as zebras, sem levar em conta os jogos em que um time acaba virando o placar em uma partida que parecia perdida.
Opiniões e crenças à parte, sites como o infobola e chances de gol, fazem suas apostas de acordo com o decorrer do campeonato brasileiro deste ano. No dia 22 de setembro, quando os times disputavam a 24ª rodada, para o site chance de gol, as chances do Corinthians ser campeão era de 64,1% e o Fluminense tinha 19,5% de chance. Na mesma rodada, entre os possíveis rebaixados estavam Grêmio Prudente, com 97,9%, Goiás, com 95,6%, Atlético Mineiro, com 66%, Atlétlico Goianiense, com 48,6%, Guarani, com 28,1% e Avaí, com 23,7%.
Hoje, faltando duas rodadas para o fim do campeonato nacional, para o mesmo site, o mais cotado para ser campeão é o Fluminense, com 61,5%, seguido do Corinthians, com 28,5% e Cruzeiro, com 10%. Os cotados para disputar a série B no próximo ano, para o site, são: Grêmio Prudente e Goiás, com 100% de chance de rebaixamento, Guarani, com 96%, Vitória, com 41%, Avaí, com 33% e Atlético Goianiense, com 25%.
A mudança na preferência pelo campeão foi dada no intervalo de 12 rodadas, devido ao desempenho dos times, com as vitórias, derrotas e empates que ocorreram no período. Houve um sobe e desce na tabela, por causa dos pontos ganhos e perdidos entre as equipes. Portanto, levando em conta os fatos, pode-se dizer que futebol não é tão lógico assim como os matemáticos fazem parecer ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário