domingo, 11 de julho de 2010

Espanha vence e é campeã mundial


Em jogo bem disputado e com muitas faltas fortes, a Espanha venceu a Holanda, com um gol de Iniesta no segundo tempo da prorrogação e é campeã mundial pela primeira vez.
No momento do apito final, o goleiro e capitão espanhol Casillas foi o mais emocionado em campo. Já na seleção holandesa, o meio campo Sneijder não acreditava na derrota e ficou sentado em campo, chorando por alguns minutos. A final da copa da África do Sul ficou marcada por uma decisão entre duas seleções que nunca haviam sido campeãs.
Os primeiros noventa minutos de jogo foram bem equilibrados, com chances de gol dos dois lados, porém com maior posse de bola para a seleção espanhola. Apesar do equilíbrio, o tão esperado futebol arte não foi demonstrado em campo, no primeiro tempo regulamentar. Pode-se dizer que o jogo estava monótono e muito entendiante, com muitas faltas violentas e passes errados. As chances mais próximas de gol, foi com cobrança de falta de Xavi para Sergio Ramos, mas o goleiro Stekelenburg fez bela defesa, e no lado holandês, Robben arriscou o chute que acertou o canto esquerdo de Casillas.
No segundo tempo, as equipes voltaram com mais sede de gol, mas pareciam ter medo de finalizar ao ficar cara a cara com o goleiro. A Espanha apostando nas jogadas de bola parada e a Holanda em seu contra ataque, animaram a partida. Sneijder que estava até então sumido, mostrou seu belo futebol em passe para Robben que ficou frente a frente com Casillas, mas a bola bateu no pé do goleiro e foi para escanteio. A Espanha também teve suas chances, apelando para sua famosa tática de cruzamentos de Xavi, que deixaram a fúria próxima do gol.
Os noventa minutos terminaram com 0 a 0, obrigando mais trinta minutos de jogo. O início da prorrogação manteve o mesmo nível do segundo tempo, com chances equilibradas e faltas fortíssimas. A Espanha finalizava mais e a Holanda já demonstrava certo cansaço. Os técnicos fizeram suas substituições e já se começava a cogitar possibilidade de decisão em pênaltis. Mas após falta em cima de Iniesta, o zagueiro Heitinga recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, preocupando o time holandês.
O gol que deu o título a seleção espanhola, veio no segundo tempo da prorrogação, com passe de Fabregas para Iniesta. Com o gol, o goleiro Casillas já chorava em campo mesmo antes do fim do jogo. Nos cinco minutos que restavam, a Holanda ainda ameaçou finalizar, mas não conseguiu o gol de empate.
Após 120 minutos de futebol, o árbitro inglês Howard Webb apitou o final, daí então só restou a seleção espanhola comemorar o tão sonhado título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário