terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Retrospectiva de 2010

Declarado pelas Nações Unidos, o ano de 2010 foi nomeado o Ano Internacional da Biodiversidade. Já para aqueles que acreditam em signos e previsões, este foi o ano do Tigre, segundo o horóscopo chinês e, para a astrologia, foi regido por Vênus.
Mas, crenças a parte, este ano que está para terminar foi de acontecimentos marcantes. A começar pela febre do Facebook, que se tornou parte do cotidiano dos brasileiros e ganhou espaço nas grandes mídias. O criador do site de relacionamentos, Mark Zuckerberg, também foi destaque, ganhando o prêmio de Homem do Ano, da revista americana Time, além de se tornar ainda mais famoso com a estreia do filme " A Rede Social" (The Social Network), que conta como ele criou e desenvolveu o site. O tamanho sucesso do Facebook foi consolidado ainda no meio do ano, em julho Zuckerberg e sua equipe comemoraram a marca histórica de 500 milhões de usuários, e encerram o ano como o principal dominador da internet com 25% do espaço.
Falando de cinema, o sucesso do ano nas telonas brasileiras foi marcada por "Tropa de Elite 2- O inimigo agora é outro". O filme de José Padilha, atingiu o público de 10.736.995 espectadores, se tornando o campeão de exibições nos cinemas nacionais, e também o longa de maior bilheteria da história brasileira, acumulando R$ 102,6 milhões.
No mundo da música, as revelações internacionais ficaram por conta do jovem Justin Bieber e Lady Gaga, que teve o álbum mais vendido do ano, "The fame monster" conseguiu vender 5,7 milhões de cópias. Dentro do cenário musical brasileiro, o sucesso ficou por conta de Luan Santana, o cantor se tornou ídolo teen sertanejo e ainda atraiu a mídia para a superprodução do show da gravação de seu dvd, no Rio de Janeiro.
Falando em música, shows e superproduções, em 2010 os brasileiros puderam presenciar as apresentações de grandes nomes da música como: Paul McCartney, Black Eyed Peas, Bon Jovi e, recentemente, o emocionante show de Roberto Carlos nas areias de Copacabana, em plena noite de natal.
Mas com nem tudo é motivo de comemoração, o ano de 2010 foi marcado também por muita tragédia causada por fenômenos naturais. Logo no início do ano, em janeiro, um forte terremoto de 7 graus de magnitude causou destruição no Haiti, em abril, foi a vez da China ser atingida, deixando mais de 2 mil mortos. Chile e Indonésia também sofreram o fenômeno em fevereiro e outubro, respectivamente. Temporais monstruosos causaram muita destruição no Paquistão, em julho, na China, em agosto, e no Rio de Janeiro, em abril. Aliás o ano foi de inúmeros desastres causados devido a fortes chuvas no Brasil, a maioria dos estados estiveram em situação de emergência e temporais em excesso afetaram o país, causando mortes comparadas às de guerra.
Acontecimentos marcantes afetaram todo o mundo como o drama dos 33 mineiros soterrados no Chile. Depois de 69 dias, os chilenos que estavam a mais de 600 metros de profundidamente encerraram o ano com o título de "equipe do ano". O resgate foi transmitido para o mundo inteiro, mobilizando e emocionando milhares de pessoas.
Um marco para a população carioca que acabou tomando proporção internacional, foi a ocupação de militares ao Complexo do Alemão. Com a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em diversas favelas da cidade durante o longo do ano, traficantes, em demonstração de revolta, aterrorizaram a população carioca, com atendados a automóveis. Uma onda de incêndio em veículos e arrastões foi tomando conta do Rio de Janeiro e assustou os moradores, que buscavam proteção e segurança se mantendo dentro de casa. Os ataques tiveram fim com a megaoperação feita pela Polícia Militar, em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Exército, Fuzileiros Navais, Marinha e outros órgãos de segurança pública, onde a região do Complexo do Alemão acabou sendo tomado pelas forças de segurança. A tomada do local também foi transmitida ao vivo pela mídia internacional. Sem a captura dos principais chefes do tráfico nas favelas do Alemão, recentemente, mc's foram presos por apologia ao crime, com especulações até de associação com os traficantes.
No esporte, casos policiais acabaram fazendo parte do mundo do futebol durante o ano. O caso do goleiro do Flamengo, Bruno, permaneceu na mídia durante tempos. A polêmica envolvendo o desaparecimento e a suposta morte da ex mulher do jogador, Eliza Samudio, com quem teve um filho, levou Bruno, seu amigo Macarrão, sua mulher Dayane e outros suspeitos de participação no crime à prisão. Em outro clube carioca, a polêmica também chegou a polícia. O jogador do Botafogo, Jobson, assumiu que fumou crack e em novembro quase foi preso, depois de abaixar as calças para torcedores do Avaí.
Deixando os escândalos policiais de lado, um dos nomes que mais se manteve na mídia durante o ano foi o de Neymar, atacante do Santos. O jogador estampou seu nome em confusões dentro e fora de campo, sendo apontado como pivô da demissão do técnico Dorival Júnior do Santos. Tanta polêmica acabou fazendo o jogador se redimir, principalmente depois de ter sido vetado da seleção brasileira, e o jovem de 18 anos encerrou o ano como destaque no futebol nacional. Por falar em destaque, não poderia deixar de lado o argentino Conca, o meia do Fluminense, conseguiu o feito histórico de participar de todas as 38 rodadas do campeonato brasileiro, e ainda, de quebra, levou o título nacional com a equipe, o prêmio de craque do Brasileirão e fechou o ano com a admiração de diversos brasileiros, torcedores do Tricolor das Laranjeiras e de outras equipes.
Esse foi o ano da primeira Copa do Mundo na África. Com muita alegria demonstrada pelos donos da casa, a decepção ficou por conta do desastre da seleção brasileira, que mesmo indo pra Copa da África sendo cogitada como favorita ao título, foi eliminada nas quartas de final depois de perder por 2 a 1 para a Holanda, com direito a expulsão de Felipe Melo, que deu o que falar. Com a eliminação, a Copa de 2010 foi marcada pelo inédito título da seleção da Espanha.
Ano de acontecimentos marcantes, de desastres, polêmicas, revelações e surpresas. Assim foi 2010. E que venha 2011! Feliz ano novo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário