quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval de rua se torna sucesso no Rio


O carnaval de rua do Rio vem fazendo cada vez mais sucesso entre os foliões. Com o crescimento de número dos blocos carnavalescos, muitos cariocas, ultimamente, tem dado preferência a ficar na cidade durante a semana do feriado prolongado, ao invés de viajar para outros locais.
Com mistura de samba, funk, axé e outros gêneros musicais, os trios estão sendo seguidos por pessoas de idades e classe sociais diferentes. O fato de arrastar multidões é um dos únicos motivos de reclamação. Alguns blocos tiveram um crescimento absurdo, como os tradicionais "Cordão do bola preta" e "Banda de Ipanema", chegando a ser seguido por mais de 1 milhão pessoas.
O número elevado de foliões acaba acarretando ocorrências policiais. Na tentativa de diminuir esses incidentes, o policiamento na cidade foi dobrado. Procurando atender às reclamações, a Prefeitura aumentou também o número de banheiros químicos por toda a cidade, a estimativa é que mais de 10 mil sanitários públicos possam suprir as necessidades da população.
Antigamente, havia um pensamento de que o carnaval carioca se resumia aos desfiles das escolas de samba na Sapucaí, mas a partir de 2002, o carnaval de rua foi crescendo, causando o surgimento de alguns blocos. Com isso, quem optar por curtir o carnaval na cidade maravilhosa pode também festejar de forma descontraída e sem gastar muito. Este ano, 424 blocos desfilarão pelas ruas da cidade, com o objetivo de atrair todos os gostos, como o infantil Gigantes da Lira e o jovem Bloco da Preta, comandado por Preta Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário