quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasil se despede de José Alencar


Na manhã desta quarta-feira (30) a população brasileira se despediu do ex-vice-presidente José Alencar. Ele morreu, aos 79 anos, na tarde da última terça-feira (29) por falência múltipla dos órgãos, em decorrência de um câncer, a qual ele lutava há 14 anos.

O avião levando o corpo de Alencar pousou em Brasília e foi recebido no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado. Autoridades e convidados da família velam o corpo do ex-vice em cerimônia com caixão aberto, com uma missa celebrada pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Dimas Lara Barbosa, pelo Núncio Apostólico do Brasil, d. Lorenzo Baldisseri, e pelo representante da arquidiocese de Brasília, Aldemar Pacini Dalbelo.

Assim que foi confirmada a morte do ex-vice-presidente, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, um velório restrito a médicos e a família tomou conta do corredor do local.

Após a chegada do caixão com o corpo de José Alencar, o cortejo fúnebre seguiu pelo eixo central de Brasília, a principal avenida da capital federal. Em carro aberto, o corpo de foi levado até o Palácio do Planalto. Carregado pelo Batalhão da Guarda Presidencial junto com os fuzileiros navais, o caixão subiu a rampa do prédio, repetindo o caminho que Alencar fez ao lado de Lula em 1º de janeiro de 2003.

O falecimento de José Alencar teve repercussão nos jornais internacionais. No espanhol 'El País', foi pulibcado que Alencar "foi o fator principal para que o ex-sindicalista Lula alcançasse a presidência, em 2003, ao lhe dar a confiança do empresariado brasileiro".

Nas redes sociais, famosos e populares também prestaram sua homenagem ao ex-político. No twitter, a atriz e deputada estadual Mirian Rios lembrou uma das frases ditas por Alencar ”E se Deus quiser que eu morra, será o melhor para mim , porque DEUS sempre quer o melhor para seus filhos". Outras postagens como o do eleitor Patrick Peixe, “ADEUS Ao melhor vice-presidente Brasil de todos os tempos.JOSE ALENCAR LUTO !”, demonstravam o quanto ele era querido pelo povo.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também prestou sua homenagem a José de Alencar. Em seu twitter, ele postou “E José Alencar deu uma outra lição: amor à vida!!”. Cabral decretou luto oficial de uma semana pela morte do ex-vice-presidente.
Uma outra missa será celebrada no Palácio do Planalto, às 20h, com a presidente do ex-presidente Luis Inácio da Silva e da atual presidente Dilma Roussef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário