terça-feira, 6 de abril de 2010

Maior chuva de todos os tempos no Rio


O que é isso que está acontecendo, gente?! Será que o mundo está mesmo acabando? Isso tudo é consequência do aquecimento global? Tantas questões sendo levadas em conta, mas a situação em que nossa cidade se encontra desde a noite de ontem é desastrosa.
A chuva forte que chegou no Rio de Janeiro ontem por volta das 19 horas, já dura a quase 20 horas está causando estragos enormes em vários pontos da região metropolitana e serrana. Estima-se que a quantidade de água corresponde ao dobro do que se esperava para todo o mês de abril.
Ontem a noite, quem tentava ir para casa após o trabalho ficou em uma situação dramática. Ruas alagadas e vias de importante acesso completamente paradas. Motoristas que tiveram seus carros enguiçados acabaram abandonando os veículos. Hoje pela manhã, só na Praça da Bandeira, aproximadamente 52 carros foram retirados por guinchos. Muitas pessoas também procuram abrigo em postos de gasolina ou locais não atingidos pela chuva.
Posso dizer que eu fui uma sortuda de ter conseguido chegar em casa, mas confesso que foi difícil ter uma noite de sono tranquila. Pude acompanhar de perto o drama de quem tentava buscar o conforto do lar. Minha madrinha foi uma das pessoas "irresponsáveis" que se arriscou pela correnteza, caminhando com a água batendo no joelho até em casa. Por telefone, um amigo me contou que havia saído do trabalho as 18 horas e só na Presidente Vargas, estava parado a quase 4 horas. Uma colega de trabalho da minha mãe, ficou presa dentro do ônibus na rua São Francisco Xavier e só conseguiu chegar em casa as 10 da manhã de hoje.
Além do transtorno para trafegar pela cidade, houve vários desabamentos por toda a cidade. Uma mulher e uma criança morreram em um desabamento no morro do Borel. No morro do Turano, da Mangueira, em Niterói e no Humaitá também houve registro de desabamento de casas e encostas. Até agora, segundo a prefeitura, o número de mortos são de 93 pessoas, porém esse número ainda pode crescer já que há desaparecidos.
Relacionando novamente esse caos vivido pelos cariocas, no meu bairro a rua do Bispo ficou sem luz pela manhã e na rua Itapirú (como mostra a foto tirada por mim mesma na tarde de hoje) uma encosta desabou hoje pela manhã, próximo a rua Navarro, o desabamento interditou parte da rua, uma das principais da região. Não houve registro de feridos.
Também pela manhã, o funcionamento do trem e metrô foram interrompidos, mas a situação já está normalizada. Importantes vias como o Túnel Rebouças, Alto da Boa Vista, Estrada Grajaú- Jacarepaguá, Túnel Noel Rosa, sentido Vila Isabel e Avenida Niermayer estão interditadas.
A previsão da meteorologia é de mais chuva hoje pelo fim da tarde até a noite. A defesa civil decretou alerta máximo. O apelo do prefeito e do governador da cidade, é que as pessoas não saiam de casa, a não ser que encontrem-se em locais de risco. Vilas Olímpicas e escolas estão abertas para servirem de abrigo.

4 comentários:

  1. É está o caos total... se chover assim nas olimpiadas? Provavelmente as provas aquaticas vão ser na praça da bandeira! Luto pelas mortes no Rio! Parabéns tha!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marcos e o presidente Lula ainda diz que o Rio está pronto pra receber as olimpíadas.. ninguém merece! Obrigada, amigo!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é tha, O lugar que mais choveu no Rio foi o Sumaré! Por isso que o Morro do Turano e os Prazeres estão com mortos ao ar livre...=/
    Antes de Olimpíadas e Copa do mundo, que tal saneamento "básico"!!! Parabéns pela "cobertura"! BjÔ...

    ResponderExcluir
  4. Pois é amiga, seria uma ótima... só falta a boa vontade das autoridades né?! enquanto isso inocentes perdem casas e famílias

    ResponderExcluir